Localização
A Cidade
Edificada nas margens do rio Mondego, com todo o seu encanto e esplendor, a cidade de Coimbra foi crescendo e ganhando notoriedade a nível nacional e mundial como cidade do conhecimento devido não só às suas raízes académicas, mas também à sua veia cultural que tanto inspirou poetas e escritores.
Descrita como a cidade com mais história da região centro de Portugal, Coimbra acolhe alguns dos costumes e monumentos mais venerados do distrito. A ocupação romana produziu os primeiros vestígios da cidade de Coimbra podendo ser contemplados na cidade costeira da Figueira da Foz, no imponente castelo do século IX de Montemor-o-Velho e nas antigas ruínas de Conímbriga.
Ver mapa maior
A Universidade
Ao assinar o "Scientiae thesaurus mirabilis", D. Dinis criava a Universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Datado de 1290, o documento dá origem ao Estudo Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV.
Um século depois do nascimento da nação, nascia a Universidade de Coimbra (originalmente criada em Lisboa). A Universidade alterna a sua localização entre Coimbra e Lisboa até 1537, quando se instala definitivamente na cidade do Mondego.
Inicialmente confinada ao Palácio Real, a Universidade espraiou-se por Coimbra, modificando-lhe a paisagem e tornando-a na cidade universitária. Recentemente, a Universidade de Coimbra ganhou novos pólos de conhecimento com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e de um terceiro Pólo, destinado às ciências da saúde. Estudar na Universidade de Coimbra é dar continuidade à história da matriz intelectual do país, que formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.
Com mais de sete séculos, a Universidade de Coimbra conta com um património material e imaterial único, peça fundamental na história da cultura científica europeia e mundial. Um património que foi recentemente considerado Património Mundial da UNESCO.